E-familynet.com Ticker

domingo, 13 de maio de 2012

30 semanas>7meses = Pico de Crescimento ..

Seu bebê que era tão tranquilo, repentinamente começou a chorar, fazer manha, enfim, parece outra criança? Pode ser que ele esteja passando por uma fase de pico de crescimento ou salto de desenvolvimento.
Saber sobre esse assunto me ajudou bastante à mim relacionar melhor com o Guilherme, as datas sempre batem em cima, as vezes vária 1 ou 2 dias, basta eu perceber a diferença no comportamento dele e conferir na tabelinha para verificar que se tratava desse " pico de crescimento ou salto de desenvolvimento" .

Picos de crescimento dos bebês:

Nessas fases os bebês ficam mais carentes, precisando de colo e com freqüência também comem e dormem pior. No período que antecede os saltos o bebê de repente se sente perdido no mundo pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou, mas ele ainda não se acostumou, então o mundo parece muito estranho. O que acaba acontecendo é que ele quer voltar a base, ao que é conhecido, ou seja, MAMÃE. Depois de algumas semanas essa fase difícil passa e tudo volta a normalidade. Após uma crise o bebê ‘de repente’ começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo e também fica mais feliz. Então durante as crises é só ter um pouco de paciência, logo passa... Existe uma certa variação entre bebes mas a cronologia observada (experimentalmente) dos períodos de crise é:

Semanas 5, 8, 12, 19, 26, 30, 37, 46, 55, 64 e 75.

Saltos de desenvolvimento:

É um fenômeno que ocorre em muitos bebês no qual estes solicitam mais mamadas do que de costume. Esta necessidade geralmente dura de poucos dias a uma semana,seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas. A mãe costuma sentir como se não desse conta de produzir leite em quantidade suficiente para o bebê. È muito importante nos períodos de pico de crescimento respeitar que o bebê tem pedido para mamar mais e dar, ou seja, amamentar em livre demanda! Só assim a produção de leite da mãe se ajustará perfeitamente às necessidades do bebê! O bebê vai pedir para mamar mais e isso às vezes ocorre noite e dia! E se a mãe não souber identificar esse período, pode achar que o leite não sustenta, está fraco ou algo assim, e pensar que uma solução para o caso é de oferecer complemento de leite artificial! Não mamães, mantenham o aleitamento exclusivo enquanto puderem pois oferecimento precoce de mamadeiras pode acarretar desmame desnecessário em alguns casos. Os períodos em que o fenômeno ocorre, em geral são nas seguintes semanas: 1, 2, 4, 13, 26 e 39.


O SEGREDO : é termos muita paçiencia, amor, carinho e colo pois passa rapidinho..
João Guilherme 30 semana = pico de crescimento :'[




Um comentário:

  1. Esse fase é uma coisa, tem que ficar atras deles o tempo todo, o Arthur ta assim!
    Feliz dia das maes!

    ResponderExcluir